top of page
Buscar

Fator humano em cibersegurança

  • Foto do escritor: Guilherme Bidin
    Guilherme Bidin
  • 22 de jan.
  • 2 min de leitura




A cultura de cibersegurança em uma organização é um reflexo direto do fator humano, e não apenas das tecnologias implementadas. Por mais que os avanços em ferramentas e soluções sejam fundamentais, a verdadeira robustez de um ambiente depende do compromisso de seus profissionais em cultivar habilidades que vão além do conhecimento técnico: a capacidade de ouvir, colaborar e aprender continuamente.

No dia a dia das organizações, muitas reuniões de “alinhamento de expectativas” são realizadas com o objetivo de promover entendimento e soluções conjuntas. Contudo, frequentemente o que vemos é uma barreira invisível de inabilidade para ouvir. Essa dinâmica prejudica a qualidade das interações e limita a evolução do ambiente como um todo.

Como profissionais de cibersegurança, temos a responsabilidade não apenas de nos manter atualizados com relação às ameaças e tecnologias inovadoras, mas também de reconhecer a importância de ouvir diferentes perspectivas e valorizar o conhecimento coletivo. Uma organização não se fortalece com heróis solitários, mas com equipes que compartilham experiências e aprendem juntas, partindo do segundo degrau de uma solução, e não do primeiro.

Nos treinamentos da Cyberse, provocamos nossos alunos a refletirem sobre a importância da colaboração no crescimento do conhecimento organizacional. Destacamos que o desenvolvimento em cibersegurança é um processo contínuo e coletivo, mais eficiente e enriquecedor quando aproveitado a diversidade de experiências e habilidades ao nosso redor.

Para aqueles que exercem funções de liderança, o conselho é claro: incentivem o poder da escuta ativa. As reuniões serão mais produtivas quando as partes envolvidas não se concentram em “vencer o debate”, mas em construir soluções evolutivas e sustentáveis.

Lembre-se: embora a tecnologia seja essencial em nossa profissão, o fator humano é tanto a maior vulnerabilidade quanto a maior fortaleza. Abraçar uma cultura de escuta e colaboração transforma desafios em oportunidades e fortalece a maturidade de cibersegurança de qualquer organização. Em sua próxima reunião, participe não para falar o que ensaiou, mas para gerar uma troca de valor real e construir algo melhor para todos.


 

Contem com a Cyberse para construir um futuro mais seguro e colaborativo.


Conheça nossas jornadas de conhecimento!


 
 
 

Comments


Cadastre-se em nossa newsletter

Obrigado(a)!

CYBERSE TECNOLOGIA © 2024 DIREITOS RESERVADOS

bottom of page