O Básico Funciona
- Guilherme Bidin
- 4 de dez. de 2024
- 1 min de leitura
Em um mercado seduzido pela inteligência artificial, qualquer tecnologia que não introduza um novo acrônimo à já extensa sopa de letrinhas parece automaticamente inadequada para "atender os requisitos".
Tendências como SASE e soluções de SSE/SASE são extremamente atrativas, levando muitos clientes a buscarem "o que há de mais avançado" para resolver seus desafios de cibersegurança.
Mas aqui vai uma reflexão importante: sua rede não precisa de inteligência artificial para ser segura! É inegável que tecnologias modernas têm seu valor e ajudam no processo, mas ações básicas — muitas delas sem custos — podem trazer um impacto significativo na segurança do seu ambiente.

Segregação de rede bem estruturada e monitorada.
Gerenciamento adequado de contas administrativas.
Sistemas devidamente atualizados.
Autenticação multifator (MFA) como padrão.
E, o que parece óbvio, mas ainda acontece com muita frequência: não expor um RDP diretamente na internet- Entre outras ações no mesmo patamar.
Aliás, soluções como NGFW (independente do fabricante) e EDR, quando bem implementadas, já resolvem muitos problemas ao serem combinadas com boas práticas.
Veja que não estamos "reinventando a roda". A base aqui é a implementação de boas práticas e decisões conscientes que, embora considerem a experiência do usuário, priorizem a segurança. Pequenas ações hoje podem prevenir grandes problemas amanhã.
Mais uma vez, reforçamos: a maturidade e evolução em cibersegurança passa, invariavelmente, pela educação. A Cyberse está aqui para ajudar você e sua equipe nesse processo. Entre em contato e descubra nossas jornadas de formação.
Comments